Tabaco estreita vasos sanguíneos e fragiliza coluna vertebral, alerta médico

Tabaco estreita vasos sanguíneos e fragiliza coluna vertebral, alerta médico

Associado a diversas patologias, o tabaco é também uma das causas do desgaste da coluna vertebral, uma condição que propicia o aparecimento de hérnias discais e dores nas costas, alerta o médico neurocirurgião Paulo Pereira.

“Sabemos que os fumadores têm maior probabilidade de desenvolver patologias relacionadas com o desgaste da coluna vertebral e dos discos intervertebrais, favorecendo o aparecimento de dores nas costas e de doenças como as hérnias discais lombares e cervicais”, alerta o médico Paulo Pereira, coordenador nacional da “Campanha Olhe Pelas Suas Costas”.


50% das causas de incapacidade física

As dores nas costas são a principal causa de consultas médicas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física. Um estudo, realizado no âmbito desta campanha, indica que 28,4% dos portugueses sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e mais de 400 mil portugueses faltam ao trabalho por ano por este motivo.

https://lifestyle.sapo.pt/amp/saude/noticias-saude/artigos/fuma-e-tem-dores-nas-costas-a-culpa-e-do-tabaco-que-estreita-os-vasos-sanguineos-alerta-medico

https://www.facebook.com/dr.YvensFernandes/photos/a.1812391268991981/2966635066900923/?paipv=0&eav=AfYGNmVwRhXMg98LjTwKgSiWyq3XQd1IyjnKxehkREnOqDGIaZJRne5OA7jYyK2Q-FU&_rdr