Porque dormimos?

Porque dormimos?

Como é que o seu corpo sabe que está na altura de dormir? Porque sofre de jet lag depois de chegar de um fuso horário diferente? Como ultrapassar o jet lag? Por que motivo a aclimatação faz com que sinta ainda mais jet lag depois de regressar a casa? Por que motivo algumas pessoas usam melatonina para combater estes efeitos? Porque é que (e como) uma chávena de café o consegue manter acordado? Talvez mais importante do que tudo, como sabe se está a dormir o suficiente?

Existem dois factores que determinam quando quer dormir e quando quer estar acordado.

O primeiro fator é um sinal emitido pelo relógio interno de 24 horas instalado nas profundezas do seu cérebro. Este relógio cria um ciclo ritmado de noite e dia que o faz sentir-se cansado ou alerta a intervalos regulares da noite e do dia, respetivamente.

O segundo fator é o elemento químico que se forma no seu cérebro e que cria a «pressão do sono». Quanto mais tempo estiver acordado, mais esse químico de pressão do sono se acumula; logo, mais sonolento se sente. É o equilíbrio entre estes dois factores que vai determinar quão alerta e atento se sente durante o dia, quando se sente cansado e pronto para a noite e, em parte, quão bem vai dormir.

Resultado de imagem para Porque dormimos?

Fonte: Walker, Matthew; Porque dormimos?; Men’s

Journal, fevereiro 2019, 978-989-8892-25-6