Higiene mental: a limpeza mental do candidato a não-fumador

Higiene mental: a limpeza mental do candidato a não-fumador

“ (Alguns preceitos de bom comportamento moral!..)

Deixar de Fumar não é mais difícil que isto. Para mais, deixar de fumar de um dia para o outro não tem perigo nenhum. Este capítulo destina-se a eliminar as dúvidas que podem surgir quer antes quer depois da desintoxicação. É um capítulo importante. Vai ser-lhe necessário aprender a programar de novo o seu cérebro. Perante as suas imagens mentais negativas (receios, dúvidas, ansiedades, tensões, e fadigas diversas …), arranje ao longo do dia um ou mais breves intervalos para analisar a situação. Recomendo à noite, a hora de deitar, os instantes antes de adormecer, para essa atividade mental da meditação, de exame do dia e dos acontecimentos que o marcaram e, especialmente, a maneira como reagiu à falta do tabaco. Assim reforçará o seu potencial de autodefesa antitabaco.

https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2015-11-07-9-coisas-que-pessoas-bem-sucedidas-fazem-antes-de-ir-dormir/

Winston Churchill disse uma vez que «na nossa época o homem domina; assenhorou-se das forças da natureza e tem sobre elas uma supremacia que ninguém anteriormente julgara possível. Tem o poder de resolver com grande facilidade o problema da sua existência material, domino eu os animais ferozes e até trinfou parcialmente sobre os insetos e os micróbios. Se ele quiser, abre-se-lhe uma idade de ouro, de paz e de progresso. Só lhe falta vencer o seu último e pior inimigo: a si próprio».

https://engrandece.com/frases-de-motivacao/

Aprenda, a penetrar até ao centro de si próprio. É lá que se encontra a chave da sua saúde física, mental e moral e, por isso, a do seu êxito. O espírito modela a existência, diz o yoga. O nosso estado de espírito condiciona previamente os acontecimentos. Um mal físico pode ser provocado por uma depressão mental ou por alguma angústia. Não há nenhum médico ocidental que não esteja de acordo com este ponto: uma disposição otimista ajuda-nos a manter boa saúde, ao passo que uma tendência pessimista é geradora de mal-estar e doenças. Esta mesma observação se aplica ao êxito na vida. O estado de espírito do homem modela a sua vida: o homem que age como se o fracasso fosse impossível nunca ou raramente conhece o perder – e um estado de espírito negativo não só predispõe para o perder como o cria infalivelmente.

Atue, pois, como se o fracasso fosse impossível. Repita para consigo, conscientemente, muitas vezes ao dia e à noite, ao deitar-se: «Deixei de fumar e nunca mais fumo.» E, a partir desse momento, acabe com as reações negativas, com as aflições, os complexos de inferioridade, com a irritação, seja qual a forma sob que se lhe apresentem.

https://patriciamoreira.pt/a-forca-do-pensamento-positivo/

Naturalmente, como o leitor é um ser humano, há-de ter fraquezas ocasionais. Mas, não se aflija por causa disto: assim que as sentir, aplique o remédio – respiração ativa regulada, vazio mental. Nunca duvide de possuir a força e o poder necessários para vencer todas as dificuldades.

Claro que as ervas más podem voltar a nascer; mas ser-lhe-á possível ir arrancando essas ervas más uma a uma. Cuide do terreno que o êxito está garantido.”

Fonte: Roger, Jean Luc; Como Deixar de Fumar; Publicações Dom Quixote, 1984, 71308