Ervas medicinais e plantas curativas para aliviar Ansiedade

Ervas medicinais e plantas curativas para aliviar Ansiedade

Kava-Kava

Nome científico: Piper methysticum

Caraterísticas: Arbusto que alcança os 3m de altura; caules grossos e folhas grandes e cordiformes. Possui inflorescências em forma de pequenas espigas.

Habitat e distribuição: Natural das Ilhas do Pacífico Sul e Polinésia. É cultivado também na América e Austrália.

Princípios ativos: Cavalaactonas, pipermetisticina, flavacavinas.

Propriedades: Tranquilizante, é um remédio útil contra a ansiedade e stress. É utilizada para combater as convulsões nervosas e a epilepsia. Narcótica, utiliza-se para tratar problemas de insónia. Melhora a memória e a rapidez dos reflexos. Diurética, alivia afeções do aparelho urinário e também as dores artríticas. Utiliza-se para a menopausa e a tensão pré-menstrual. Analgésica, alivia as dores crónicas, dores de dentes, etc. Também é útil para combater doenças venéreas e infeções de pele, pois possui efeitos contra fungos.

Contraindicações: Não utilizar durante a gravidez nem para quem sofre de problemas hepáticos. Também não deve ser usado por pessoas com doença de Parkinson.

Preparação e dosagem: Infusão relaxante: 1 colher de raiz moída/3 chávenas de água. Ferva a água e enquanto soltar a fervura, acrescente a planta. Deixe em repouso 15 minutos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_methysticum

  

Lúpulo

Nome científico: Humulus lupulus

Caraterísticas: Planta trepadora de até 8m de altura. Os seus caules volúveis enroscam-se em qualquer suporte. As suas folhas possuem de 3 a 5 lóbulos dentados. As flores masculinas ou femininas apresentam-se em plantas diferentes. As masculinas são amarelo-esverdeadas; as femininas são de cor verde-clara e reunidas em amentos.

Habitat e distribuição: Ásia, Europa e Norte da América.

Princípios ativos: Lupulina, ácido valerónico, prenilnaringenina, lumulona e lupulona.

Propriedades: Aperitivo, eupéptico, antissético, tónico estomacal, depurativo, anti-helmíntico, vulnerário. Como sedante utiliza-se para tratar o nervosismo, ansiedade, insónias, ou as dores de cabeça produzidas por tensão ou enxaquecas. Também é útil para combater as palpitações, espasmos e rigidez muscular, assim como as alterações estomacais produzidas pelos nervos. Tem fama de acalmar o desejo sexual na mulher. Também serve para expulsar as lombrigas intestinais. Em uso externo utiliza-se para tratar as afeções da pele como úlceras, eczemas, acne, dermatomicose ou dermatite. Ou para reduzir a dor e a inflamação na gota e na artrite reumatoide.

Contraindicações: Não utilizar durante a gravidez nem a amamentação. O contacto com a pele pode produzir reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Preparação e dosagem: Chá tranquilizante: 10g de folhas secas/1 litro de água a ferver. Tomar duas ou três chávenas por dia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BApulo

(Coelho, 2017)