Dependência e desabituação tabágica na Adolescência

Dependência e desabituação tabágica na Adolescência

Cerca de 80% dos fumadores inicia o consumo de tabaco antes dos 18 anos e o pico da iniciação nos países ocidentais, incluindo Portugal, ocorre entre os 11 e os 15 anos. Começar a fumar nesta fase do desenvolvimento prejudica o processo de maturação dos pulmões e do sistema nervoso central. Deixar de fumar com sucesso é um desafio, mas quando se consegue sente-se uma vitória que lhe prolongará a vida, melhor saúde, auto-estima e economia. Vencer o cigarro é possível. O tabaco é uma droga porque provoca dependência. A substância que provoca a dependência é a nicotina.

O vício de fumar tem-se revelado impossível de combater porque se trata de uma substância com características estimulantes, semelhantes às da cocaína, dando dependência física e psíquica.

Não é fácil deixar de fumar. A nicotina provoca dependência por meio de processos semelhantes aos da cocaína, álcool e heroína, tem características que preenchem os critérios das drogas aditivas: uso compulsivo, efeitos psicoativos e comportamento reforçado pela droga, tolerância e dependência física, manifestada por uma síndroma de abstinência. Os sintomas de privação incluem entre outros a necessidade imperiosa de fumar, irritabilidade, agressividade, ansiedade, dificuldade de concentração, dores de cabeça, aumento do apetite, tonturas.

Deixar de fumar tem benefícios de ordem física (desaparecimento do cheiro a tabaco, aumento do paladar, diminuição do risco e doenças), psicológicos e económicos.

A faixa etária que não depende tanto de tratamentos auxiliares é a adolescência. Nesta idade, basta decidirem deixar pois não estão verdadeiramente dependentes do tabaco. O jovem dum modo geral começa a fumar por um ato de rebeldia ou afirmação. Por isso, atividades desportivas (competição ou não), atividades artísticas (música, dança), são ótimas ferramentas para evitar ou eliminar vícios.  Não deixe o seu filho ao sabor do vento, faça com que ele ganhe auto estima através de uma atividade extra com que se identifique.

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/o-tabaco-na-adolescencia-1736002.html

https://pt.wikihow.com/

www.terlaser.com