Alimentos para combater a ansiedade – spirulina e levedura de cerveja

Alimentos para combater a ansiedade – spirulina e levedura de cerveja

“Spirulina

É  uma alga que se desenvolve em lagos de água doce e deve ao seu nome à sua forma espiral. Esta alga, devido às suas propriedades terapêuticas, já é utilizada pelos seres humanos há milhares de anos, desde tribos africanas aos aztecas no continente americano.

Esta alga é muito interessante sobre o ponto de vista nutricional uma vez que contém proteínas de elevado valor biológico, vitaminas do complexo B e outras, ómega 3, diversos minerais, oliogoelementos e antioxidantes.

Pode ser utilizada em batidos, misturada em iogurtes ou outros alimentos e ainda sob a forma de cápsulas. É muito importante nas patologias relacionadas com o sistema nervoso, mais precisamente no burn out, fadiga, stress e ansiedade uma vez que irá combater possíveis estados de desnutrição, sobretudo quando existe carência de vitaminas, minerais e oliogoelementos. Funciona também como agente quelador de metais pesados, fixando-se a estes e ajudando na sua eliminação.

SUPERALIMENTOS | 3 ALIADOS DA SAÚDE E BELEZA

Levedura de cerveja

É uma das leveduras que se formam durante o processo de fabricação da cerveja e que é usada desde a antiguidade para tratar diversas patologias, tais como o cansaço e o nervosismo, funcionando como um multivitamínico e remineralizante.

Num estudo recente descobriu-se que a levedura de cerveja traz muitos benefícios aos pacientes sujeitos a radioterapia uma vez que reduz os seus efeitos secundários indesejáveis, bem como a perda de apetite e a anemia.

Para além disso, pode ser utilizada cem caso de afeções do fígado, problemas de pele, tonificação geral do organismo e anorexia nervosa.

A sua ação terapêutica deve-se à sua composição de nutrientes dos quais destaco os seguintes: vitaminas do complexo B, incluindo B12, que é uma das fontes naturais mais ricas neste complexo, vitamina D, selénio, crómio, ferro, fósforo e ácido alfa-lipoico (um poderoso antioxidante).

Não deve ser tomada por pessoas que sofram de gota, uma vez que produz ácido úrico, ou ainda por quem  tenha cálculos ou insuficiência renal. Nalguns casos, pode criar gases intestinais.

A dose diária varia entre as seis a vinte gramas por dia. Deve-se iniciar com uma dose pequena (seis gramas) e ir aumentando gradualmente. Não é recomendável tomar continuamente. Considero que se deve tomar durante 30 dias e parar, sendo que se pode repetir a cada estação.

A melhor forma de tomar a levedura em cerveja é em pó ou em flocos. Pode ser misturada com outros alimentos tais como sumos de fruta, iogurte ou sopa. A melhor hora para tomar a levedura de cerveja é ao pequeno-almoço. Deste modo começará o dia cheio de energia e vitalidade. Em alternativa também pode tomar em cápsulas, imediatamente antes do pequeno-almoço.

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-levedura-de-cerveja/

 

 

Fonte: Bravo, João; Burn Out; Casa das Letras, setembro 2019 2ªedição, 978-989-780-109