Alimentos para combater a ansiedade – Amêndoa e Abacate

Alimentos para combater a ansiedade – Amêndoa e Abacate

 “Amêndoa

Em Portugal e em Espanha, onde são cultivadas as melhores amêndoas da Europa, existe um velho ditado popular que diz que para alimentar um homem é necessário uma maçã, pão e um punhado de amêndoas. Este ditado popular espelha bem a riqueza nutricional da amêndoa que, inclusivamente supera a carne no que diz respeito às proteínas e a iguala em termos de calorias.

A amêndoa é considerada um dos alimentos mais completos e faz parte da alimentação do ser humano desde sempre.

 Na sua composição podemos destacar, entre outros nutrientes, as proteínas, os aminoácidos, os ácidos gordos saudáveis, sobretudo o linoleico, fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina E, as vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre e manganês.

Devido a esta riqueza nutritiva, a amêndoa é excelente para ajudar a tratar o burn out, esgotamento físico e psíquico, ansiedade, nervosismo, depressão, ansiedade e outras patologias do sistema nervoso. Para além disso, tem um efeito benéfico e ajuda a prevenir problemas cardíacos, arteriosclerose, problemas de ossos e articulações e diabetes. Diversos estudos comprovam a sua importância na prevenção e tratamento do cancro do cólon.

https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-secos-secados-e-similares/1011-amendoa-douro-dop

Abacate

 O seu nome deriva dos antigos Aztecas que lhe chamavam – ahuacatl, que traduzido significa testículo. Os antigos Aztecas deram-lhe este nome porque consideravam este fruto muito útil em caso de cansaço, a prostração e o desânimo.

O abacate é o fruto mais rico em vitamina E, tendo por isso um efeito antioxidante potente protegendo contra o cancro e retardando o envelhecimento das células.

Devido ao seu grande conteúdo em fosfolípidos, uma gordura muito importante para recuperação e bom funcionamento do sistema nervoso, tem-se revelado muito útil nas patologias neurológicas.

Para além disso, contém na sua composição proteínas, diversas vitaminas, e de entre elas a vitamina B6, uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento dos neurónios, fibra, minerais, de entre eles o ferro, muito útil em caso de anemia.

O abacate é dos frutos mais ricos em gorduras saudáveis, proteínas, fibra, vitamina E e ferro, pelo que combina muito bem em saladas ou com hortaliças. Se ao abacate adicionarmos nozes, obtemos uma combinação altamente energética, muito importante para recuperar do burn out, fadiga generalizada, cansaço mental, depressão, nervosismo e irritabilidade.

https://www.vidaativa.pt/abacate/

Também é muito útil em caso de anemia, má circulação sanguínea, arteriosclerose, úlcera gástrica e para aumentar a vitalidade.”

 Fonte: Bravo, João; Burn Out; Casa das Letras, setembro 2019 2ªedição, 978-989-780-109