Não faças isto
Hábitos que prejudicam a qualidade do sono
Adormeça e acorde todos os dias à mesma hora. Mesmo estando em casa poderá ser boa ideia programar o despertador para se levantar.
Café, alguns refrigerantes, alguns chás e o chocolate contém cafeína, e os seus efeitos podem demorar até oito horas para saírem do organismo. Evite a sua ingestão a partir da tarde.
Beber um copo antes de ir para a cama pode ajudar a relaxar, mas o seu abuso priva-o de sono REM, mantendo-o toda a noite nas fases mais leves do sono.
Um lanche modesto faz bem, mas uma refeição mais pesada pode causar dificuldades na digestão e, assim, interferir com o sono. Beber muitos líquidos também pode fazer com que acorde mais vezes durante a noite para ir à casa de banho.
Alguns dos fármacos mais vulgarmente receitados para o coração, a hipertensão arterial ou a asma, assim como outros de venda livre e alguns medicamentos à base de ervas, podem alterar os padrões de sono.
Não sobrecarregue o seu dia de forma a não ter tempo para relaxar. Uma atividade descontraída, como, por exemplo, ler ou ouvir música, devia fazer parte do seu ritual de sono. Escureça o quarto, torne-o mais fresco e não tenha objetos que o distraiam.
Se der por si acordado depois de estar na cama há mais de 20 minutos. Levante-se e faça qualquer coisa relaxante até sentir sono.
(Neutel, outubro2020)